A NOVA ARQUITETURA DE AMBIENTES CORPORATIVOS

Ambientes Corporativos

Primeiramente, em um breve histórico, os ambientes corporativos passaram por grandes mudanças estruturais desde o início do século 20. O layout dos escritórios, que era extremamente hierárquico e setorizado, deu lugar ao open space. O espaço aberto, em tradução literal, é um modelo amplamente utilizado pelas empresas porque promove a colaboração entre os funcionários

O modelo ideal de layout varia muito, já que ele precisa se adequar ao propósito da empresa e às exigências necessárias, como a confidencialidade e isolamento acústico, por exemplo. Mas neste artigo queremos tratar sobre uma nova tendência da arquitetura de interiores! Você já percebeu como algumas empresas investem na humanização dos espaços? Dessa forma, temos a sensação de acolhimento, como se estivéssemos em casa.

“Os elementos residenciais invadem os ambientes corporativos”

Recepção ambientes corporativos Plug Design
Escritório de Consultoria Esportiva | Arquiteta Patrícia Pires

MATERIAIS COM TONS QUENTES

O estereótipo de escritório com tons frios, acinzentados e azulados deu lugar a materiais acolhedores, como por exemplo a madeira. No projeto acima, da arquiteta Patrícia Pires, o conceito principal foi “receber bem”. Dessa forma, ela optou pelo painel ripado na recepção e por um mobiliário confortável na sala de convivência. Como consequência, temos a sensação de chegar na sala de estar de uma casa, não é incrível?

LAZER EM AMBIENTES CORPORATIVOS

Sinuca, video game e pufes confortáveis… Nem parece que estamos falando de ambientes corporativos. Mas muitas empresas, como o Google, apostam nessas áreas de lazer! Conhecidas como área de descompressão, elas têm a finalidade de criar um clima de descontração e, como consequência, manter a equipe motivada.

PAISAGISMO

O Urban Jungle é tendência na arquitetura e já invadiu também os ambientes corporativos. Dessa forma, a integração da natureza foi o ponto de partida para o projeto abaixo, do Estúdio Penha

paisagismo em ambientes corporativos Plug Design
Paisagismo em ambientes corporativos | Projeto Estúdio Penha | Foto Maíra Acayaba

ILUMINAÇÃO

O escritório A4 Projetos aposta na influência da iluminação sobre o desempenho dos funcionários, além de criar um clima amistoso durante as reuniões. Os pendentes lineares sobre as mesas são muito eficazes, já que concentram a iluminação na superfície que requer maior esforço visual. Pensando nisso, ele projetou a luminária pendente linear em madeira, produzida sob encomenda pela Plug Design, que apresenta temperatura de cor quente 3000K. 

Aliás, este é outro parâmetro que sofreu grande mudança nos últimos tempos. A temperatura de cor fria, 6500K vem sendo gradativamente substituída por lâmpadas com aparência neutra (4000K) ou quente (3000K). Saiba mais sobre temperatura de cor neste artigo.

ILUMINAÇÃO DE AMBIENTES CORPORATIVOS PLUG DESIGN
Luminárias lineares Plug Design sobre as mesas de reunião e atendimento | A4 Projetos

Afinal, quais as luminárias ideias para o escritório?

Pendentes lineares são ótimas opções para instalação sobre as mesas. Além deles, as luminárias de mesa são peças versáteis, flexíveis e complementam a iluminação na bancada. Confira abaixo a nossa seleção de luminárias perfeitas para o ambiente de trabalho. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.