Costela de Adão | Como cuidar e dicas de decoração

Costela de Adão é tendência!

A Costela de Adão se tornou a queridinha dos arquitetos e designers para o paisagismo e decoração de interiores. O sucesso é merecido pois a planta de origem mexicana possui belas folhas em formato similar a uma costela, caracterizando o seu nome.

Dessa forma, ela é facilmente encontrada em vasos, hangers, jardins e paredes verdes. Além disso, ela também virou destaque em quadros, estampas de almofadas e tecidos, invadindo de vez os nossos ambientes!

Afinal, quais são os principais cuidados e manutenção?

Separamos aqui as principais dicas para você cuidar bem da sua Monstera deliciosa a fim de manter sua planta sempre saudável! Confira na imagem a seguir:

costela de adao como cuidar plug design

*Observação importante: a irrigação varia muito conforme a região, o clima, o microclima, a estação do ano, o porte e o entorno onde a planta está inserida.

Dessa forma, recomendamos uma média de rega de 2 vezes na semana por experiência própria. Porém, a forma mais eficaz é conferir se a terra está úmida. Como fazer isso? Você pode afundar o dedo na terra cerca de 2cm e, se não estiver úmido, é hora de regar. Combinado assim?

Plantio em vasos

Agora você já sabe como manter a sua Costela de Adão bem saudável e ela começa a se desenvolver. E aí surge outra dúvida muito comum na jardinagem: quais são as camadas para o plantio ou replantio em vaso?

Você sabia que muitas plantas morrem pelo excesso, e não pela falta de água? Confira no esquema abaixo as principais camadas e quais são os materiais indicados para drenagem e proteção. ⁣

como plantar costela de adão em vaso plug design
  • A CAMADA DE DRENAGEM serve para evitar a formação de uma ‘piscininha’ no fundo do vaso, que é um dos principais motivos de morte das plantas por apodrecimento das raízes.
    Em primeiro lugar, devemos utilizar materiais como argila expandida, seixo, pedras ou até isopor picado (boa solução para vasos grandes que podem ficar pesados com as pedras)⁣
  • A CAMADA DE PROTEÇÃO serve como um filtro por onde a água passa e a terra fica retida, evitando a perda de substrato pelo excesso de água das regas. Podemos utilizar a manta geotêxtil bidim, feltro de jardinagem e também o TNT.⁣
  • O SUBSTRATO composto por terra, matéria orgânica e areia.⁣

Há também quem goste de colocar uma quarta camada com casca de pinus a fim de reter por mais tempo a umidade na terra, diminuindo consequentemente a frequência das regas. Além disso, é uma ótima opção para dar um bom acabamento no vaso.⁣

É obrigatório tudo isso? Não, mas é recomendável! Principalmente para os iniciantes em jardinagem, as camadas de proteção e drenagem evitam problemas muito recorrentes e contribuem para a vitalidade das suas plantas. ⁣

Jibóia, uma ótima composição com a Costela de Adão!

Outra planta que arranca suspiros é a jibóia. Muito resistente, a planta com folhas em formato de coração pode ser pendente, trepadeira ou utilizada como forração.⁣

É considerada uma das melhores plantas purificadoras do ar, perfeita para ambientes internos por se adaptar bem à meia sombra com luz indireta, assim como a Costela de Adão!⁣

suporte botânico oásis plug design costela de adão
jiboia como cuidar plug design

Chegou a hora de utilizar a Costela de Adão na decoração de interiores e temos diferentes opções!

A mais tradicional é plantar em uma vaso, mas você pode optar por colocar em suportes de piso, em cachepô e até suspenso em hangers.

Outra possibilidade é utilizar apenas uma ou duas folhas em um vaso solitário de vidro com água. Neste caso, lembre-se de trocar a água com frequência e cortar a ponta do caule a cada 3 dias para manter sua folha mais saudável.

Qual é a forma que você mais gosta? Compartilhe este artigo com aquele amigo que adora plantas na decoração e marque ele aqui nos comentários! Além disso, confira abaixo nossa seleção de vasos que garantem dar o toque especial na sua decoração!

7 comentários em “Costela de Adão | Como cuidar e dicas de decoração

  1. Gostei do seu artigo aqui eu já tinha visto essa planta muitas vezes mais não sabia que se chama costela de Adão agora sei muito obrigado por dar um conteúdo desse

    1. Que bom que o artigo foi útil para você Marcelo! Abraços da equipe Plug Design.

    2. Grata pela ilustração do vaso com as camadas para o plantio. Belo trabalho!

  2. Olá gostei muito das dicas de como plantar, ganhei uma muda e agora sera fácil…Obrigada

    1. Que bom saber que o post foi útil para você Elielma! Agradecemos pelo seu feedback =)

  3. Boa noite, eu estou com uma costela de Adão,. Porém ela está secando já fiz várias coisas com ela, deixei na sala, coloquei na garagem onde ela pega o sol da manhã, agora está vindo uma folha nova porém,tbm está queimando as pontas. Reparei que ela está cheia de um fungo ou alguma coisa pois, são várias bolinhas marrons no caule das folhas. O que devo fazer?

  4. Boa tarde

    Grato pelo espaço e informações.

    Estou com duas mudas e elas vieram com as hastes quebradas ( com dobras ) e li que posso fazer-lhes talas para que possam se recuperar evitando, assim, podar-lhes as folhas ( coisa que não quero fazer ). Terei de cortar as folhas? Pois se o fizer as hastes ( três e quatro, respectivamente em cada muda ) ficarão sem folha alguma. Elas sobreviveriam só nas hastes?

    Obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.